domingo, 7 de agosto de 2011

Missa Breve de João Pedro-Aloísio da Palestrina

Prevê-se a colaboração de membros da nossa Capella gregoriana com o coro polifónico da Basílica dos Mártires (a chamada Capella Olissiponensis) para a preparação e execução da Missa Brevis de Giovanni Pierluigi da Palestrina no contexto litúrgico próprio, sob a direcção do Padre Armindo Borges. A iniciativa partiu do convite pessoal do próprio regente do referido coro polifónico, no final da Missa Gregoriana Dominical na Igreja do Santíssimo Sacramento, e em boa hora foi feita, pelo valor que tem a vivência fraterna da unidade eclesial, neste caso reflectida na participação em comum de diferentes agrupamentos musicais na mesma Eucaristia, particularmente obedecendo ao Magistério da Igreja, no que ao canto da liturgia com as peças desenvolvidas pelo compositor italiano renascentista Palestrina, referido explicitamente pelo menos em 3 documentos papais do século XX (Motu proprio Tra le sollecitudini de S. Pio X, Constituição Apostólica Divini Cultus Sanctitatem de Pio XI, Carta Encíclica Musicæ Sacræ Disciplina de Pio XII) como o autor da música que mais se aproximou do ideal para a liturgia sagrada de Jesus segundo o Rito Romano, a seguir à monodia Gregoriana, claro está. O nº 2, digamos assim.

Por isso, convidamos os interessados em colaborarem a que se manifestem no blog do referido coro polifónico, a estudarem a partitura da obra (aqui disponibilizada na edição de La Stagione Armonica através do site CPDL.org) com a ajuda dos ficheiros midi e da gravação dos Tallis Scholars sob a direcção de Peter Philips, e a oferecerem as suas orações pessoais por esta intenção. Muito obrigado.


Missa Brevis da Palestrina no Scribd

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por favor comentai dando a vossa opinião ou identificando elos corrompidos.
Podeis escrever para:

capelagregorianaincarnationis@gmail.com

Print Desejo imprimir este artigo ou descarregar em formato PDF Adobe Reader

Esta ferramenta não lida bem com incrustrações do Sribd, Youtube, ou outras externas ao blog. Em alternativa podeis seleccionar o texto que quiserdes, e ordenar ao vosso navegador que imprima somente esse trecho.

PROCURAI NO BLOG