domingo, 6 de abril de 2014

Música da 3ª Feira da 4ª Semana da Quaresma / Feria III Hebdomadae IV Quadragesimae


PDF com cânticos gregorianos em Português para esta féria.


Antífona de Entrada: Vós, que tendes sede, vinde às águas; vós que não tendes com que pagar, vinde e bebei com alegria (Is 55,1).
É o intróito proposto pelo Missal Romano, que toma o texto do intróito proposto pelo Gradual Romano, o intróito Sitientes; este intróito canta-se também no 18º Domingo do tempo comum, ano A, e na Missa ou celebração do sacramento do Baptismo, fora do tempo Pascal. Embaixo uma gravação dos Cantori Gregoriani :



Salmo Responsorial 45(46),2-3. 5-6. 8-9 (R/. 8): R/. Conosco está o Senhor do Universo!  O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
assim não tememos, se a terra estremece, *
se os montes desabam, caindo nos mares.
É o Salmo proposto pelo Leccionário Romano; já o Gradual Romano oferece o gradual Exsurge Domine fer opem.

Aclamação ao Evangelho: R/. Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
V/. Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12a.14a) R/.
É a aclamação proposta pelo Leccionário Romano; já o Gradual Romano não oferece qualquer tracto porque nas férias da Quaresma nunca se lê segunda leitura antes do Evangelho. A única excepção a esta regra é a Quarta-Feira de Cinzas. Por outro lado, o Gradual Romano oferece o ofertório Exspectans exspectavi, que ademais se canta no 21º Domingo do t.c., enquanto o Missal nada sugere.

Antífona de Comunhão: O Senhor é meu pastor, nada me falta; em verdes pastagens me faz repousar. Ele me leva até águas tranquilas e refaz as minhas forças (Sl 22,1s).
É a antífona que o Missal Romano sugere, cujo texto coincide com a comunhão Dominus regit me, proposta pelo Gradual Romano, e que se canta também na 32ª semana do t.c., excepto Domingos de anos A.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação sujeita a aprovação prévia pela administração do blog.