terça-feira, 28 de maio de 2024

Dialética e paradigmas do sacro na música: Canto gregoriano, polifonia e instrumentos musicais

Continuamos a tradução e republicação
dos brilhantes artigos contidos no 

  

“MODULAMINI ILLI PSALMUM NOVUM”
Estudos em homenagem a Alberto Turco


Saiu nas últimas semanas, pelos caracteres da Libreria Editrice Vaticana, Didattica e Saggistica, série do Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma, o volume em homenagem ao maestro Dom Alberto Turco, coordenado por Dom Gilberto Sessantini: "Dialettica e paradigmi del sacro in musica". Foi colocado no exergo do livro “Modulamini illi psalmum novum” (Judite 16,1) como paradigma que sintetiza de maneira inequívoca todo o caminho científico e espiritual completo por Dom Alberto nestes sessenta anos de vida, dados ao canto sacro, sobretudo ao Canto Gregoriano. Bem escreve Dom Sessantini, um dos alunos e colaboradores, junto ao escritor, na apresentação do livro: O incipit do cântico de Judite exprime em poucas palavras a cifra interpretativa da vida sacerdotal e da actividade científica de Dom Alberto Turco. Antes de mais, pela referência semântica ao psalmum/cantum novum de agostiniana memória, aquele canto novo que deve distinguir a vida de todo o cristão, tornando-a mesmo nova, e que encontrará a sua perfeita consonância e entonação na nova Jerusalém (cfr. Ap. 5,9.21,2), mas que já aqui, nesta terra e durante a vida terrena, enquanto estamos em caminho, é chamado a expandir-se rumo às alturas sublimes da caridade perfeita, simbolizada pelo júbilo aleluiático. Um canto novo mas sempre antigo, como aquela sabedoria amplamente anelada pelo bispo de Hipona e doutor da Igreja, que precisamente na busca constante, apaixonada, obstinada e em certos aspectos obsessiva da verdade se destingue entre os pensadores do Ocidente cristão. Assim Dom Turco, no seu trabalho académico finalizado a fazer emergir dos abismos do tempo o canto antigo da Igreja para fazê-lo ressoar na sua redescoberta novidade. Em segundo lugar, aquele versículo bíblico, com o seu modulamini, recorda-nos por assonância o âmbito próprio para o qual se dirigiu a investigação científica de Dom Turco, na qual se iniciou pelas intuições de Dom Jean Claire da Abadia de Solesmes, aquela modalidade que para ele já não tem mais segredos, e pela qual todos aqueles que estudam mais de perto o canto da Igreja lhe são reconhecidos, para além de devedores".
Dom Alberto Turco, sacerdote da diocese de Verona, dedicou à liturgia, à música sacra, ao estudo e à interpretação do canto gregoriano a sua vida, até hoje. Insigne estudioso, reconhecido a nível internacional, formou uma gerações de músicos no estudo científico do Gregoriano. Durante anos docente, primeiro no Pontifício Instituto Ambrosiano de Música Sacra de Milão, depois no Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma. Os seus estudos científicos, com o passar dos anos, concretizaram-se na publicação de diversos manuais de teoria do gregoriano, procurando divulgar o mais possível o inestimável valor deste canto, considerado pela Igreja o próprio canto oficial.  Podemos dizer mais: o canto gregoriano tornou-se, para ele, um estilo de vida, de pensamento, uma expressão profunda da sua fé e do seu sacerdócio.
A actividade científica de Dom Alberto tem como ponto de referência ineludível Solesmes (F), onde não foi nunca um hóspede qualquer, um hóspede passageiro. Precisamente nesta Abadia francesa, aprendeu a amar, a viver o gregoriano; eviscerando manuscritos, livros, postilas, "bilhetinhos" entre monges estudiosos, comentários. Na Oficina de paleografia pôde respirar a antiga tradição que trouxe o canto gregoriano até aos nossos dias. Incansável trabalhador, Don Alberto, continua a “desenfornar” projectos, propostas, obras; o seu ponto fixo é que nada se perca da bimilenar Tradição do Canto Gregoriano.

Esta publicação quer honrar o estudioso, o que formou tantos músicos direcionando-os para uma abordagem científica, leal, verídica da música sacra. Abre com dois estudos dedicados ao canto gregoriano, que documentam a complexidade desta matéria no campo da restituição melódica, ainda hoje, fonte de visões tantas vezes pessoais e pouco fundamentadas com estudos apropriados. Nestes dois artigos observa-se o método de trabalho ensinado pelo prof. Turco: uma abordagem unitária, não ligada somente a experiências circunscritas de um determinado território ou região, mas uma convergência mais ampla de várias fontes manuscritas, suportada por outras disciplinas do canto gregoriano como a modalidade, a semiologia, a estética e o estudo das várias fórmulas que compõem cada peça individual. O volume prossegue propondo estudos muito interessantes que vão desde as primeiras formas de polifonia ao alternatim órgão gregoriano; ao estudo dos códices medievais e instrumentos musicais capazes de introduzir o ânimo humano na espiritualidade da música. Por fim, um apêndice que recolhe a bibliografia, discografia e as teses discutidas sob a direcção do Maestro Turco. Tudo isto em demonstração do incansável labor daquele que nestas páginas queremos recordar com estima e gratidão.

No quanto respeita à sua relação com a diocese de Verona, exprimiu-se principalmente na sua initerrupta presença, de 1965 a 2017 (por cinquenta e dois anos), na Sé Catedral como Director da Capela musical do Duomo, não obstante os compromissos artísticos e científicos o tenham amiúde chamado para fora do âmbito diocesano.

Querido Dom Alberto, queremos concluir estas breves linhas citando o Salmo 91 no versículo 15: "Mesmo na velhice dará o seu fruto, cheio de seiva e de vigor, para proclamar que o Senhor é justo; n’Ele, que é o meu refúgio, não há iniquidade."
Ad multos annos, magister.

A Redacção



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