segunda-feira, 16 de julho de 2012

Out, 4 a 7 - XV Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora". INSCRIÇÕES ABERTAS!




Direcção Artística: Pedro Teixeira


Conferencista: Paulo Estudante
- Orientação dos ateliers por: Peter Phillips, Armando Possante e Paulo Lourenço
Pianista: Nicholas McNair.
 Dia 6, 18h30 – Concerto por “Officium – Grupo Vocal”, direção de Pedro Teixeira Dia 6, 21h30- Concerto por “Contrapunctus” (Inglaterra), direção de Owen Rees  Dia 7, 17h00 – Concerto de Encerramento (Coro Polifónico Eborae Mvsica, direção de Pedro Teixeira, e Coro dos Participantes, direção de Peter Phillips, Armando Possante e Paulo Lourenço 
Contactos: Eborae Mvsica - Apartado 226 - 7001-901 Evora - T 266746750
eboraemusica@mail.evora.net
Locais: Convento dos Remédios e Sé de Évora (Concertos) 
Inscrições Abertas! 

VER ABAIXO PROGRAMA E FICHA DE INSCRIÇÃO: 

4 a
 7 Outubro de 2012 - XV Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora"Locais: Convento dos Remédios e Sé de Évora
OBJECTIVOS:- Divulgar o espólio da escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), (Frei Manuel Cardoso, Duarte Lobo, Diogo Dias Melgaz, Estêvão Lopes Morago, etc…); - Dar a conhecer formas de abordagem diferentes deste reportório;- Aprofundar técnicas vocais de interpretação;
- Criar um espaço de intercâmbio de saberes, vivências e culturas;
- Criar um espaço de abertura à participação da Comunidade;- Estudar e interpretar partes da "Missa Cantate Domino" a 8 vozes, de Duarte Lobo Destinatários: Directores de Coros, Membros de Coros, Profissionais e Amadores de Canto, Professores de Educação Musical, Outros. - Conferêncista: Paulo Estudante
- Orientação dos ateliers por: Peter Phillips, Armando Possante e Paulo Lourenço
Pianista: Nicholas McNair.
 

XV Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”
Programa
 4 OUT 9,00 h - Abertura do Secretariado
9,30 h - Sessão de Abertura
10,00 h – Pausa para Café
10,15 h – Conferência pelo Professor Paulo Estudante “ Vozes e charamelas no seio das igrejas ibéricas dos séculos XVI e XVII”
11,00 h – Atelier conjunto
12,30 h – Almoço
14,15 h – Visita guiada pelo Dr. Jorge Raposo ao Museu de Arte Sacra (antigo Colégio dos Moços da Sé de Évora) e  obras dos Arquivos da Sé de Évora
15,30 h – Audições para o Atelier “Aprofundamento da Interpretação”
16,00h – 18,30h – Atelier conjunto
19h00 – 21h00 - Atelier “Aprofundamento da Interpretação”  
                                                                                                  
5 OUT 9,00 h - Ateliers              
(Os participantes, divididos em grupos, trabalharão 
partes da “Missa Cantate Domino” a 8 vozes, de Duarte Lobo, sob a  direção dos vários Maestros)
12,15 h – Almoço
13,45 – 15,30 h – Ateliers
15,30h – Pausa para café
16,00h – 17h00 - Conversa com os Maestros          
17,00h – 18,30h - Atelier “Aprofundamento da Interpretação”
20,00h – Jantar Convívio (facultativo)
6 OUT 
9,00h – Ateliers
12,30h – Almoço
14,00h – 16,30h – Ateliers
16h30 – Pausa para café
16h45 – 17h45 - Atelier “Aprofundamento da Interpretação”
18h00 – Concerto na Sé de Évora              
“Officium”- Grupo Vocal
Direção : Pedro Teixeira
21h30 – Concerto na Sé de Évora“Contrapunctus”
Direção : Owen Rees     
 
7 OUT 9,30h – 12,30h – Ateliers
12,30h – Almoço
14,30h- 16,00h – Ensaios (Sé de Évora)
17,00h – Concerto Final na Sé de Évora (traje apropriado)(participação do Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, direcção de Pedro Teixeira)              
Encerramento oficial das Jornadas e distribuição de Certificados 
de Participação
CONTACTO: Associação Musical de Évora - Eborae MvsicaConvento dos Remédios, Av. S. Sebastião Apartado 2126, 7001 - 901 Évora Portugal eboraemusica@mail.evora.net eboraemusica@mail.evora.net Telef: (+351) 266 746 750 Fax: (+351) 266 701 359
FICHA DE INSCRIÇÃO:

Apelido__________________________ Nome______________________ Morada___________________________
E-mail_____________________ Duração da experiência de Canto___________ Naipe_______________________________________________________
Leitura de partituras - Sim ou Não___ Formação Musical Sim ou Não____
Taxa de Inscrição: Participante activo 90€; Atelier "Aprofundamento de Interpretação" + 20€ (a participação neste atelier depende da audição no 1.º dia). Ouvinte 50€; Almoço incluido;
Após 31 de Julho e até 15 de Setembro acréscimo de 15€.
Pagamento com cheque n.º_____________________sobre__________ à ordem de Eborae Musica na importância de____________________, em anexo, ou transferência para a conta n.º 029700036507230 Caixa Geral de Depósitos, (NIB 003502970003650723076).

sábado, 19 de maio de 2012

CD «VOICES: Chant from Avignon»

Por apenas 6,50 €
A comunidade de freiras Beneditinas de Nossa Senhora da Anunciação, fundada em 1979, instalou-se em Le Barroux, perto de Avinhão na Provença em França. A construcção do convento teve início em 1986, e a 12 de Maio de 2005, o Cardeal Medina Estevez, enviado especial do Papa Bento XVI, consagrou a Igreja da Abadia.

As irmãs levam uma vida contemplativa, afastada do mundo e consagrada à oração e ao trabalho, segundo a regra de S. Bento (século VI). O convento está rodeado de pomares, vinhas, olivais, e campos de lavanda, cultivados pelas irmãs, que também praticam as artes monásticas da encadernação, publicação de livros e CDs, produção de compotas, manufactura de roupas para crianças e paramentos litúrgicos bordadas em seda.

A sua oração de louvor e intercessão pelo mundo é cantada em canto Gregoriano, sete vezes por dia e uma à noite. Trata-se da antiga oração da Igreja, que presta homenagem a Deus, hoje. A meditação da Palavra de Deus e a caridade fraterna das irmãs contribui para a unidade da sua vida, reflectida na unidade das suas vozes e na beleza do seu Canto.

O canto Gregoriano ajuda-nos a pormo-nos na presença de Jesus, Nosso Senhor; não apela tanto aos sentidos como à alma; faz-nos avançar muito mais do que outras formas de música, humanas; proclama aquilo de que as pessoas do século XXI mais necessitam, uma mensagem de fé e alegria infinitas: Deus ama-nos com um amor para além do racional, e nós conseguimos encontrar o sentido para a vida se respondermos que sim a esse amor.



Conteúdos do CD:
  1. Invitatório Surrexit Dominus vere & Salmo 94
  2. Intróito Exsurge (Salmo 43,23-26)
  3. Oratio Jeremiae Prophetae (Lamentações 5,1-11)
  4. Sinos do Angelus ao meio-dia
  5. Sequência Dies irae (Missa pelos mortos)
  6. Tracto Commovisti (Salmo 59,4.6 - Missa do 2º Domingo da Quaresma)
  7. Ofertório Recordare (Jeremias 18,20 - Missa do 28º Domingo do Tempo Comum)
  8. Aleluia Oportebat pati Christum (Lucas 24,46 - 2º Aleluia da Missa do 3º Domingo da Páscoa)
  9. Aleluia Cognoverunt (Lucas 24,35 - 1º Aleluia da Missa do 3º Domingo da Páscoa)
  10. Comunhão Panis quam ego dedero (João 6,52 - Missa do 19º Domingo do Tempo Comum, anos A e C)
  11. Hino Adoro te devote (S. Tomás de Aquino † 1274 - Adoração do Santíssimo Sacramento)
  12. Intróito Esto mihi (Salmo 30,3.4 - Missa do 6º Domingo do Tempo Comum)
  13. Ofertório In te speravi (Salmo 30,15.16 - Solenidade da Sagrada Família de Jesus, Maria e José)
  14. Sequência Veni Sancte Spiritus (attr. Stephano Langton séc. XII/XIII - Missa durante o dia do Domingo de Pentecostes)
  15. Antífona Ubi caritas (1 João 2,3.4 - Ofertório da Missa Vespertina da Ceia do Senhor na 5ª Feira Santa)
  16. Antífona Nonne cor & Magnificat (Lucas 24,32 e 1,46-55 - Liturgia das Horas)
  17. Responsório Regnum mundi (Cantado pela freira ao fazer o seu voto definitivo pela vida monática)
  18. Gradual Christus factus est (Filipenses 2,8.9 - Missa do Domingo de Ramos e na 6ª Feira da Paixão)
  19. Ofertório Dextera Domini (Salmo 117,16.17 - Missa da Vigília Pascal e do 3º Domingo do Tempo Comum)
  20. Antífona Alleluia & Salmo 116 
  21. Hino Benedictus es (Daniel 3,52-56)
  22. Sinos a repique

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bento XVI: «Giuseppe Verdi contempla o Cristo encarnado, que abre o reino dos céus»

[S]exta-feira, 11 [de de Maio], a Sala Paulo VI foi palco de um concerto oferecido por Giorgio Napolitano, presidente da República Italiana, em homenagem ao Santo Padre Bento XVI, por ocasião do sétimo aniversário de seu pontificado.

A Orquestra e Coro do Teatro da Ópera de Roma, dirigidos respectivamente pelo maestro Riccardo Muti e pelo Maestro Roberto Gabbiani, executaram o Magnificat em Sol menor, RV 611, de Antonio Vivaldi, e o Stabat Mater e o Te Deum das Quatro Peças Sacras de Giuseppe Verdi.

(...)

O Magnificat [de Antonio Vivaldi] que ouvimos é o cântico de louvor de Maria e de todos os humildes de coração, que reconhecem e celebram com alegria e gratidão a ação de Deus na sua vida e na história. Deus tem um "estilo" diferente do estilo do homem, porque ele se coloca ao lado do homem para lhe dar esperança. E a música de Vivaldi expressa o louvor, a exultação, a gratidão e também a admiração diante da obra de Deus, com uma extraordinária riqueza de sentimentos: do solene coral no início, no qual se encontra toda a Igreja que venera o Senhor, até ao "Et exultavit" e ao belíssimo coral do "Et misericordia", onde a música pousa com ousadas harmonias, ricas de modulações inesperadas, que nos convidam a meditar sobre a misericórdia do Deus fiel, que se estende a todas as gerações.


Já com as duas peças sacras de Giuseppe Verdi, que escutamos, o registro é outro: nos deparamos com a dor de Maria ao pé da cruz. Stabat Mater dolorosa. O grande compositor italiano, assim como tinha manifestado a tragédia de tantos personagens em suas obras, aqui penetra no drama de Maria, que contempla o Filho na cruz. A música se torna mais essencial, quase "agarrando-se" às palavras para expressar da maneira mais intensa possível o seu conteúdo, numa vasta gama de sentimentos. Basta pensar no doloroso sentimento de "piedade" com que a sequência começa; no dramático "Pro peccatis suae gentis"; no sussurrado "dum emisit spiritum"; nas invocações corais carregadas de emoção, mas também de serenidade, dirigidas a Maria, "fons amoris", para podermos compartilhar da sua dor de mãe e fazer os nossos corações arderem de amor por Cristo, até a última estrofe, súplica intensa e poderosa a Deus para que a alma receba a glória do Paraíso, aspiração última da humanidade.

O Te Deum também é um subseguir-se de contrastes, mas o foco de Verdi no texto sagrado oferece uma interpretação diferente da tradição. Ele não vê tanto o canto de vitórias e de coroações, mas uma sucessão de situações: a euforia inicial, "Te Deum", "Sanctus"; a contemplação do Cristo encarnado, que liberta e abre o Reino dos Céus; a invocação ao "Judex Venturus" para que tenha misericórdia e, finalmente, o grito repetido pelo soprano e pelo coro, "In te, Domine, speravi", que fecha a peça, quase um pedido do próprio Verdi de esperança e luz no último trecho da vida. As peças que ouvimos esta noite são as últimas duas composições escritas pelo autor, não destinadas à publicação, mas escritas para si próprio. Mais ainda: ele queria ter sido sepultado com a partitura do Te Deum.

domingo, 29 de abril de 2012

Cânticos gregorianos em Português para o 4ª Domingo da Páscoa

Intróito A misericórdia do Senhor :


1º Aleluia (depois da 1ª Leitura) A Redempção enviou-a o Senhor ao seu povo:



2º Aleluia (depois da 2ª Leitura) Eu sou o Bom Pastor:




Ofertório Deus Deus meu:




Antífona da Comunhão Eu sou o Bom Pastor :


Mais cânticos para este Domingo.

Cântico gregoriano em português para o 2º Domingo da Páscoa

Antífona da Comunhão gregoriana Mitte manus, aqui cantada em Língua Portuguesa, por mim: Mete aqui a tua mão (Jo 20,27).

Mais cânticos gregorianos para este Domingo.

Retiro de imersão total em música sacra

Nos Estados Unidos realiza-se anualmente um encontro internacional de gente apaixonada pela música litúrgica da Igreja Católica Romana. Dá pelo nome de Sacred Music Colloquium e realiza-se na Catedral de Santa Madalena em Salt Lake City em finais de Junho.

A maioria dos interessados são fiéis com vontade de ajudar a sua comunidade de origem a cantar boa música mas sem as competências necessárias para tal. Como se fossem aprender uma língua nova, os participantes são mergulhados no canto gregoriano e na polifonia do Renascimento, e cantam diariamente a melhor música de sempre durante a Liturgia da Santa Missa. Há aulas de técnica vocal, leitura musical e direcção coral, e muitos momentos de são convívio e amizade fraterna! Tudo para a maior glória de Deus e edificação dos cristãos de rito romano.

Assista ao documentário Sacred, Beautiful, & Universal e visite o website da Associação Norte-Americana de Música Sacra em: http://musicasacra.com/colloquium/

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Padre Paulo Ricardo responde: "É permitido músicas protestantes dentro da Santa Missa?"



A música executada na celebração da Santa Missa, como tudo que envolve esta celebração -- centro da vida do cristão católico -- não é qualquer música, portanto, não pode ser escolhida aleatoriamente. A Igreja, ao longos dos seus dois mil anos de História, sempre teve especial atenção aos cânticos e músicas executadas nas mais diversas celebrações, especialmente na Santa Missa. O Catecismo da Igreja Católica dedica os números 1156, 1157 e 1158 a explicar a importância do canto e da música para a liturgia:

" A tradição musical da Igreja universal constitui um tesouro de valor inestimável que se destaca entre as demais expressões de arte, principalmente porque o canto sacro, ligado às palavras, é parte necessária ou integrante da liturgia solene. (...) O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por estarem intimamente ligadas à ação litúrgica, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembleia nos movimentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis. (...) Todavia, os textos destinados ao canto sacro hão de ser conformes à doutrina católica, sendo até tirados de preferência das Sagradas Escrituras e das fontes litúrgicas."

Ora, o texto do CIC é bastante claro no sentido de que a Igreja possui a música como patrimônio e este não deve ser jogado fora. Não é possível deixar de lado esse tesouro em detrimento de músicas que estão "na moda". É preciso perceber que o canto e a música colaboram para que o fiel mergulhe no mistério da celebração e aproxime-se do centro que é Deus. O Papa Bento XVI, em sua exortação apostólica Sacramentum Caritatis é ainda mais objetivo quando diz:

"Na sua história bimilenária, a Igreja criou, e continua a criar, música e cânticos que constituem um patrimônio de fé e amor que não se deve perder. Verdadeiramente, em liturgia, não podemos dizer que tanto vale um cântico como outro; a propósito, é necessário evitar a improvisação genérica ou a introdução de gêneros musicais que não respeitem o sentido da liturgia. Enquanto elemento litúrgico, o canto deve integrar-se na forma própria da celebração; consequentemente, tudo — no texto, na melodia, na execução — deve corresponder ao sentido do mistério celebrado, às várias partes do rito e aos diferentes tempos litúrgicos. Enfim, embora tendo em conta as distintas orientações e as diferentes e amplamente louváveis tradições, desejo — como foi pedido pelos padres sinodais — que se valorize adequadamente o canto gregoriano, como canto próprio da liturgia romana."

Assim, percebe-se que a música e o canto não podem ser escolhidos sem critérios, deve-se respeitar o sentido da liturgia, que é adorar a Deus, fazendo memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. É preciso sair do antropocentrismo e devolver a Deus, seu lugar no centro da celebração.

De forma prática, necessário se faz considerar ainda que nem todo católico possui formação adequada para perceber eventuais erros teológicos ou mesmo heresias que possam estar inseridas em músicas protestantes. É um mal que pode e deve ser evitado. Seguro, então, é caminhar pela vereda apontada pelo Doce Cristo na Terra, o Papa Bento XVI: preservar o patrimônio de fé e de amor que é a música e o canto sacros, utilizando-os e focando na formação dos músicos, "valorizando adequadamente o canto gregoriano, como canto próprio da liturgia romana".


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Podeis escrever para:

capelagregorianaincarnationis@gmail.com

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