APRENDER CANTO GREGORIANO

Se vives no Algarve, e queres aprender Canto Gregoriano ou Polifonia do Renascimento, contacta-me.

https://www.facebook.com/groups/musicaferragudo/?fref=ts


Se vives mais longe, poderás participar gratuitamente na

Turma de Gregoriano em Linha !

Plataformas usadas: Skype, Whatsapp, Facebook Messenger, Google Hangouts.


 

Condições e Ficha de Inscrição
na Turma de Gregoriano em Linha


Bibliografia de Apoio à Turma de Gregoriano em Linha:

Cursos de Verão de Música Sacra

 

CATEQUESE INFANTIL:
canto gregoriano para as crianças?

«Aplique-se activamente o Clero, com a guia e através do exemplo dos Bispos e Ordinários, a fomentar, quer directamente, quer por meio de pessoas entendidas, esta catequese litúrgico-musical do povo, como coisa que está tão estreitamente unida à doutrina cristã. E isso será mesmo fácil de obter se esta instrução no canto litúrgico se der principalmente nas escolas, congregações piedosas e outras associações católicas. Deste modo sejam as comunidades de religiosos, de monjas e instituições femininas zelosas por conseguir este fim nos diversos estabelecimentos de educação que lhes estão confiados. Igualmente confiamos que ajudarão não pouco a este fim as associações que nalgumas regiões, e acatando sempre as autoridades eclesiásticas, dediquem toda a sua inteligente acção a restaurar a música sagrada segundo as normas da Igreja.»

in Divini cultus sanctitatem, Papa Pio XI

Se és um catequista zeloso pela formação musical dos teus catequisandos, ser-te-á útil o estudo do método Ward. Este é, dizem os entendidos, o mais eficaz método de ensinar as crianças a cantar.

É muito recomendável a leitura do mais recente artigo da Prof.ª Idalete Giga, publicado no folheto Anima vocis.

http://centroward.wix.com/centrowardlisboa#!/c21c6
Ler o N.º 2!

Um exemplo duma aula pelo método de Ward:
video


http://centroward.wix.com/centrowardlisboa
Para mais informações, contacta a Prof.ª Idalete Giga através do correio electrónico
( centro.ward@sapo.pt ).
Outros recursos úteis para a catequese infantil (língua inglesa):

 

Alguns artigos de interesse


Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida (com respostas)

Clique para transferir PDF.

Livros de Música

1º Ano de Canto Gregoriano e Semiologia Gregoriana (pdf)

de Dom Eugénio Cardine. Explica os modos e os tons salmódicos, e como cantar os vários neumas, dando como exemplos as melodias publicadas na «edição vaticana» do Graduale Triplex, o livro oficial da Igreja Católica contendo todos os cânticos gregorianos pertencentes a cada momento da Santa Missa, todos os Domingos, Solenidades, Festas e Férias do ano litúrgico, segundo a reforma do rito romano feita a partir do Concílio Vaticano II. Leitura obrigatória para qualquer maestro ou solista de um coro litúrgico.

 

Singing Gregorian Chant: Pitch(1) and Mode(2) (ppt)

Esta apresentação, disponibilizada pelo generoso e utilíssimo Musica Sacra, é uma válida introdução ao Canto Gregoriano para o não-iniciado, até para o completo ignorante. Recomendaríamos, como princípio básico para a utilização deste documento, que se tenha presente que a investigação mais recente nesta área veio a contradizer muito do que se pensava sobre a leitura das partituras gregorianas com notação quadrada, nomeadamente no que respeita ao ritmo, durações, acentuações, e não só. Os nossos agradecimentos à Church Music Association of America.

(1) - pitch = altura da nota (se é mais grave ou aguda) (2) - Um modo define-se, de acordo com Dom Daniel Saulnier, por uma determinada organização de um elenco restrito de sons — os quais estabelecem determinadas relações intervalares entre si —, com uma hierarquia interna própria e, por último, pela utilização de fórmulas melódicas características.

Os nossos agradecimentos a quem traduziu para português:
Livro produzido pelo Padre Columba Kelly, de acordo com a escola de interpretação paleográfica(1) e semiológica que seguimos(2).


(1) - Paleografia: estudo dos sinais neumáticos e seu significado melódico
(2) - Semiologia: disciplina que procura compreender a razão (lógos - λόγος) da diversidade de sinais (sêméion - σημεῖον), a fim de se deduzirem os princípios fundamentais para uma interpretação autêntica e objectiva. (Cf. Sémiologie Grégorienne, Dom Eugène Cardine, Solesmes, 1970, p. 2)

 

Gregorian Chant: a Guide (pdf)

de Dom Daniel Saulnier. Edição inglesa da Church Music Association of America (CMAA):

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por favor comentai dando a vossa opinião ou identificando elos corrompidos.
Podeis escrever para:

capelagregorianaincarnationis@gmail.com

Print Desejo imprimir este artigo ou descarregar em formato PDF Adobe Reader

Esta ferramenta não lida bem com incrustrações do Sribd, Youtube, ou outras externas ao blog. Em alternativa podeis seleccionar o texto que quiserdes, e ordenar ao vosso navegador que imprima somente esse trecho.

PROCURAI NO BLOG