quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uma defesa do Próprio do Ofertório

Um dos aspectos controversos da reforma litúrgica ocorrida após o Concílio Vaticano II foi a surpessão da antífona do ofertório, a qual, ao contrário das antífonas do introito e da comunhão, não consta no Missal Romano aprovado pelo Papa Paulo VI em 1969 ‒ antífonas de introito e da comunhão que podem (devem?) ser lidas caso não sejam cantadas.

Numa interessantíssima entrevista ‒ em boa-hora traduzida e publicada no sítio dos Cónegos Regulares de S. João Câncio ‒, Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Dom Atanásio Schneider, bispo auxiliar de Karganda, no Cazaquistão, fala nesta questão, põe em perspectiva histórica o rito do ofertório e propõe à consideração do leitor argumentos a favor da leitura ‒ ou do canto, acrescentamos nós ‒ das antífonas próprias de cada missa para esta parte da liturgia.

Eis o excerto pertinente. Não deixe de ler toda a entrevista.
Em toda a história da liturgia romana, mas também nas liturgias orientais, o Ofertório sempre esteve ligado à realização do sacrifício do Gólgota. Não se tratava de preparar a Ceia, mas antes o sacrifício eucarístico que tem por fruto o banquete da comunhão eucarística. O que se oferece, oferece-se para o sacrifício da Cruz: é aquilo que poderíamos chamar de “antecipação simbólica”.
No Ofertório temos o eco de todos os sacrifícios do Antigo Testamento, desde os grandes ofertórios de Melquisedeque e de Abel. É uma progressão contínua até ao sacrifício do Gólgota. Por si só, esta visão bíblica justifica inteiramente o ofertório tradicional, para já não falarmos dos ritos orientais, que são ainda mais solenes na maneira como antecipam o Mistério da Cruz.
Da mesma maneira que para Santo Agostinho «o Novo Testamento estava escondido no Antigo Testamento», também nós poderíamos dizer que a Consagração está escondida no Ofertório.

Parece-me, pois, que o Ofertório tradicional poderá ser tudo menos heteróclito [=extravagante]. Bem pelo contrário, o que eu diria é que ele é um puro resultado da lógica bíblica aplicada à história da Redenção.

Dom Atanásio Schneider, bispo auxiliar de Karganda, Cazaquistão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação sujeita a aprovação prévia pela administração do blog.

Por favor comentai dando a vossa opinião ou identificando elos corrompidos.
Podeis escrever para:

capelagregorianaincarnationis@gmail.com

Print Desejo imprimir este artigo ou descarregar em formato PDF Adobe Reader

Esta ferramenta não lida bem com incrustrações do Sribd, Youtube, ou outras externas ao blog. Em alternativa podeis seleccionar o texto que quiserdes, e ordenar ao vosso navegador que imprima somente esse trecho.

PROCURAI NO BLOG